MARCAS

CORE H&F

STAR TRAC®

NAUTILUS

STAIRMASTER

Treino Funcional

CARDIOFITNESS

OPENHUB

Star Trac CARDIO

StairMAster CARDIO

INDOOR CYCLE

MUSCULAÇÃO

NAUTILUS - FORÇA

HUMANSPORT

BOXMASTER®

MYZONE®

EXXENTRIC

TREINO FUNCIONAL

Ferramentas

VICORE

CROSSFIT

AULAS de GRUPO

BOSU®

GROUP POLE®

TORNADO

FLOWIN®

PAVIMENTOS e BALNEÁRIOS

Home > Produtos > EXXENTRIC

EXXENTRIC - kBox 3

  • EXXENTRIC TRAINING
  • INOVAÇÕES KBOX 3
  • KMETER DEMO
kBox,

Conceito

A kBox é um equipamento para o treino de força com tecnologoa iso-inercial, cujas vantagens estão amplamente comprovadas e documentadas cientificamente.

Este trabalho de inércia pode oferecer uma resistência maximal nos exercícios para o trem inferior - exercícios com uma perna só ou com as duas pernas, assim como permitir um trabalho, com baixa inércia e baixo esforço, em desportistas lesionados, no pós-operatório, em séniores com atrofias e fraquezas musculares ou em principiantes.

A kBox pesa apenas 15,7 kg e portanto é fácil de transportar, estando todavia preparada para ser fixada ao solo, oferecendo assim maior estabilidade para exercícios com apoios fora da plataforma.

Do ponto de vista do treino é um sistema muito versátil, permitindo uma vasta gama de exercícios com especial destaque para o trem inferior (squat, lounge, etc.) e uma vez que pode ser utilizada com qualquer tipo de barra, pega ou fixação, permite ainda exercícios do trem superior e do core (braços, ombros e coluna).

A kBox é compatível com o software kMeter e vem equipada já com o sensor específico. Desta maneira poderá medir e tratar toda a informação relativa a esta metodologia de treino.

Ciência

O treino da força estimula a hipertrofia e a activação neuromuscular por meio do sistema nervoso o que leva a um aumento generalizado da força, na condição que estes estímulos se mantenham no tempo. Este tipo de treino realiza-se principalmente através do peso livre (halteres, etc.) ou máquinas de resistência.

A kBox permite-nos realizar um trabalho iso-inercial. O princípio deste trabalho ou metodologia de treino reside no facto do próprio atleta poder acelerar os desacelerar a(s) roda(s) iso-inercial. Como a força necessária para mover a roda depende principalmente da inércia criada e não do peso escolhido, este sistema tem logo inúmeras vantagens em relação ao treino com máquinas de resistência tradicionais e com especial ênfase na fase excêntrica da contracção.

Para aprofundar os conhecimentos das Leis da física e da biomecânica recomendamos a consulta dos artigos e da literatura científica disponível sobre a cinética e a inércia. Numerosos são os atletas e as equipas desportivas que neste momento já trabalham com a kBox, como por ex. o FC Barcelona, o SL Benfica, Rafael Nadal, Pittsburg Penguins, Equipa Olímpica da Suécia, entre outros.



Características Principais da kBox 3.0

A resistência é variável e ilimitada - não existe um limite maximal em relação a quanta energia cinética podemos produzir com a resistência iso-inercial Isto significa que podemos usar uma força maximal para acelerar e desacelerar a resistência e como também é variável, pois se puxarmos menos a roda resiste menos, a kBox pode ser utilizada tanto na reabilitação como na performance.
Com as máquinas tradicionais só a última repetição equivale a 1 RM, sendo todas as outras sub-maximais. Com a tecnologia iso-inercial cada repetição é maximal fazendo com que este treino seja muito mais eficaz. Resumindo, podemos afirmar que este trabalho é como fazer 1 RM em cada repetição.

Possibilidade de criar uma sobrecarga excêntrica - os nossos músculos são mais fortes na fase excêntrica, algo que é muito dificil de trabalhar com as máquinas tradicionais. Mas se desacelerarmos a roda de inércia mais devagar que na fase de aceleração conseguimos criar mais força excêntrica.
Também nos permite criar uma força na fase concêntrica em certos músculos auxiliares e utilizar apenas alguns na fase excêntrica. Isto pode equipara-se ao levantarmos uma carga elevada com ajuda externa e fazer a fase excêntrica sem ajuda. Mas a forma de o fazer da maneira tradicional não é tão efectiva nem tão potente e apresenta um elevado risco de lesão.

Portabilidae - a kBox é extremamente portátil se comparada com os equipamentos tradicionais. Para realizarmos um squat com barra são precisos uma data de discos e muitos kilos para poder fazer um trabalho de qualidade, enquanto que a kbox pesa 25kg, já com as rodas de inércia, podendo ser transportada mesmo num automóvel ligeiro.

Ergonomia - na execução dum squat a pressão a barra sobre os ombros é um factor limitativo para muitos atletas. Além disso, mesmo com uma postura excelente, os discos intervetrebrais da região lombar são sujeitos a uma grande carga, pelo que o squat pode resultar doloroso em indivíduos de elevada estatura ou com problemas de coluna ou um core fraco. Com a kBox e o seu arnés podemos trabalhar perto da intensidade maximal uma vez que a pressão é distribuida pelos ombros e evita a sobrecarga a nível lombar, podendo assim trabalharmos a alta intensidades e com um baixo risco de lesão.

Caraterísticas Técnicas kBox 3.0
  • Eixo cilindrico em aço de alta qualidade e que permite aplicar até 4 rodas de inércia com a máxima tensão e em completa segurança.
  • Roda de inércia em aço ou aluminio: 0,500kg (0.100 e 0.250kg)
  • Pegas e suportes de pés em aluminio
  • Ajuste automático do comprimento da fita (no modelo 3.0)
  • Fabricada e montada na Suécia
  • Medidas: 100 x 50 x 22,5cm  |  Peso: 15,7kg
  • Superficie superior: 90 x 45cm
  • Garantia: 2 anos


kMeter

O sistema kMeter permite-lhe interpretar e quantificar de maneira fácil e intuitiva o trabalho efectuado com a kBox. É o melhor amigo dos treinadores profissionais pois permitem-lhes individualizar e ajustar os programas de treino ás necessidades e especificidades de cada um dos seus atletas, monitorizar a sua evolução e avaliar periódicamente a sua performance.

- medem e monitorizam a velocidade e a potência em tempo real durante o exercício tanto na fase concêntrica como na fase excêntrica,
- dão feedback em tempo real guiando o atleta para que ele alcanse mais facilmente os objectivos de potência e/ou velocidade,
- planeamento de esquemas de treino simples e/ou complexos para desportos individuais ou colectivos,
- fazer análises para avaliar o nível do atleta: desiquilibrios esquerdo/direito, testes de potência (potência vs carga e potência vs velocidade), análise da dor, etc.

Graças ao feedback em tempo real o kMeter é uma ferramenta ideal tambem para uma Reabilitação completamente controlada e em máxima segurança.




kBox 3
kBox 3













kMeter App
kMeter App




Newsletter
    Noticias      Forum      Bolsa de Emprego      Parcerias 
Procura:

Inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail
informações sobre eventos, produtos e formação.
E-mail:
POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. GIMNICA. Copyright 2011. ©
Desenvolvimento e Design:iconO2 [www.iconO2.com]